.

Mais informações: perguntas e respostas


- Qual a frequência/participação mínima para receber certificação de participação no curso?

Participação de 75% nos fóruns de discussão na plataforma dos vídeos.

- Quantos serão os encontros presenciais?

Em função da pandemia do coronavírus, será realizado, apenas, um encontro agendado para o mês de outubro e que ocorrerá no auditório do Centro de Educação/UFRN. (Ver Portaria 484/2020-R-UFRN)

- Por que a exigência de frequência/participação para receber certificado?

Além de corresponder ao empenho do cursista na dedicação das atividades, e, assim, ser, portanto, uma questão de justiça, atende ao estabelecido pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX), conforme Resolução 077/2017 - CONSEPE/UFRN. Tratando-se de um curso a distância, a frequência será considerada como sendo a participação nas discussões na plataforma dos vídeos.

- O que ocorre se não comparecer e realizar todas as atividades?

Receberá certificado ou declaração com carga horária proporcional às atividades desenvolvidas.

- Em que situação(ões) o cursista receberá declaração e, não, certificado?

Quando não cumprir o mínimo de 75% das atividades.

- O que diz a política de certificação da PROEX?

Conforme Resolução de 2017-CONSEPE/UFRN, "Art. 40. Os certificados dos cursos e eventos de extensão serão expedidos aos participantes com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista".

- Se deixar de participar em alguma das plataformas de vídeo na semana correspondente, poderei fazer em outro momento?

Poderá fazer em qualquer momento entre abril e dezembro de 2020.

- Como faço para participar da plataforma dos vídeos? 

É preciso ter feito Login na plataforma google, assim, estará conectado à plataforma Youtube. Uma vez conectado e estando na página do vídeo, basta clicar em "Adicionar um comentário público" que fica na parte inferior ao vídeo, digitar o comentário e, por fim, clicar na caixa "Comentar". Caso não tenha uma conta google, gmail, ao clicar em "Adicionar um comentário público", o próprio site o direcionará para o cadastro de uma conta, ficando, assim, habilitado para a inserção de comentários.

- Não consigo participar via plataforma YouTube. Há outra forma de interação?

Em função da pandemia Covid-19, não haverá encontros presenciais, pelo menos, até setembro/2020. Eles são ideais para interações,  aprofundamento de discussões e esclarecimento de dúvidas, além da troca de experiências.   Sem eles, a interação que seria na plataforma de vídeos, poderá ocorrer também, via e-mail do curso ou via Instagram da professora, aberto especificamente para esse fim -   @crislaneazeved   -  e em função da pandemia e das dificuldades que, por ventura, algum cursista tenha na plataforma YouTube.

- As sessões formativas em vídeo serão ao vivo? 

Essa é a segunda edição do curso. A primeira foi em 2019, quando os vídeos foram gravados. Portanto, as sessões não serão ao vivo. Todos os participantes receberão os links de acesso aos vídeos que ficarão disponíveis na plataforma YouTube durante todo o decorrer do curso. É possível que, por isso, haja menção a eventos de 2019 na fala da professora do curso. 

- Não poderei comparecer a um dos encontros presenciais, posso justificar?

A justificativa em documento comprobatório será aceita, somente, se apresentada no prazo de 24h de antecedência ou 24h após a data do encontro.  [Lembrando que, em função da Covid-19, os encontros estão suspensos].

- Quando receberei meu certificado ou declaração de participação no curso?

O certificado ou a declaração estará disponível no Sigaa/UFRN em até 30 dias após o encerramento do curso. Esse prazo é necessário para que a coordenação do curso elabore e entregue, à Pro-reitoria de Extensão, relatório acerca de todas as atividades realizadas e, posteriormente, o relatório seja analisado e aprovado pelo comitê de extensão. 

- Como faço para imprimir meu certificado ou declaração via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)?

Quando do seu cadastramento como cursista, você receberá e-mail do Sigaa confirmando a sua inscrição. Nesse e-mail há um link. Basta clicar no link que abrirá a página para login do Sigaa. Nesse e-mail já estão presentes informações de login e senha.

- Em caso de dificuldade de acesso ao Sigaa por perda da senha ou qualquer outra razão, não terei como receber a certificação?

A certificação deverá ser emitida, realmente, via Sigaa. Mas, caso o cursista sinta dificuldades no acesso, poderá contactar a equipe do curso no prazo entre 30 de dezembro de 2020 e 30 de janeiro de 2021 para que a equipe providencie o download do arquivo e o encaminhe para o e-mail do cursista. Depois desse período, não será mais possível devido ao encerramento das atividades e o encerramento dos trabalhos de toda a equipe do curso. Portanto, atenção aos procedimentos de acesso à certificação e aos prazos para resolução de possíveis problemas.

- Se desistir do curso depois de ele ter sido iniciado, receberei a devolução da taxa de inscrição?

O curso será iniciado em 01 de abril de 2020, após o início não haverá devolução de qualquer taxa e o cursista desistente receberá, ao final do curso, declaração de participação com carga horária correspondente ao período em que esteve em atividade.

- Por que a carga horária do curso poderá ser de até 160 horas?

Leitura de textos, assistência de vídeos e participação nas discussões via plataforma dos vídeos ou no Instagram  equivalem a 135 horas de atividades. Essa carga horária poderá ser ampliada para 160 horas mediante a elaboração de artigo ou apresentação de vídeo a ser entregue no final do curso conforme Programação.

- Sobre o que deverá tratar o artigo?

O artigo deverá versar sobre um dos 15 subtemas do curso e ser relacionado com alguma experiência formativa ou profissional do cursista. Para tanto, o cursista contará com orientações da ministrante do curso durante todo o período da capacitação. Mais orientações, por favor, acessar Manual do cursista.

- Se eu optar pela apresentação do vídeo, o que deverei considerar nele?

Assim como o artigo, o vídeo é opcional e sua realização equivale a 25 horas de atividade considerando que sua produção requer gravação e edição de imagem. Deverá ter até 40 segundos de duração. Seu/sua autor/autora deverá aparecer no vídeo. Poderá conter uma breve auto avaliação, comentário geral sobre o curso ou destaque sobre algo específico que mais chamou a atenção no decorrer do curso. Deverá ser entregue acompanhado de Autorização para divulgação.